quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Retrospectiva 2013!

Olá queridos e queridas, quem é vivo sempre aparece! E chegamos este ano com novidades e muito trabalho pela frente, mas para dar início a estes novos trabalhos e experiências devemos pensar como fomos que atuamos anteriormente para sempre está mudando e buscar o novo. É com este intuito que fizemos um relatório da nossa atuação em 2013 para refletir o nosso desempenho o que só vem somar para a nossa vivência como oficineiros da família Pro-I Digit@l. 
Sobre o relatório, foi constatado que em 2013 nos preocupamos mais com a metodologia da oficina. Por isso, deixamos um pouco de lado o nosso tão querido blog (o que não acontecerá este ano :D). E para haver um melhor entendimento do nosso breve resumo do relatório que segue  em anexo no fim do post, iremos explicar o que mudou durante o ano de 2012 e 2013.
Para chegarmos a este formato de abordagem, foi necessária também a reflexão e o exercício dos oficineiros durante todo o ano de 2013, que ora no grupo de estudo, ora em reunião específica eram observados pontos soltos das oficinas realizadas em 2012: o excesso da técnica, o não pensar crítico sobre o uso da tecnologia e o particionamento dos produtos, pois, antes o grande grupo de participantes era dividido, impossibilitando assim de um melhor desenvolvimento do tema trabalhado. Assim, iniciamos o ano de 2013 com o intuito de pôr em prática as observações do ano anterior e dinamizar a oficina ao máximo sem tirar o conteúdo. Porém, esses anos as oficinas em seus procedimentos foram distintas umas das outras tanto em seu conteúdo como em sua metodologia, tentamos ora acrescentar, ora retirar. Por fim, percebemos que o ato de mediar vai muito mais afundo que um mero depósito de conteúdo, nós também somos mediados pelo mundo.
O educador faz “depósitos” de conteúdos que devem ser arquivados pelos educandos. Desta maneira a educação se torna um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o depositante. O educador será tanto melhor educador quanto mais conseguir “depositar” nos educandos. Os educandos, por sua vez, serão tanto melhores educados, quanto mais conseguirem arquivar os depósitos feitos. (Freire, 1983:66).

           “Aprender é ensinar aprendendo”, direcionamos ao jovem/participante a oficina, pois ele também tem a contribuição para a oficina; reflexão sobre o meio digital; sobre o seu uso cotidiano das redes sociais; reflexões a inclusão digital. Ainda estamos em processo de aprendizado constante e inicialmente nos prendemos às técnicas, contudo foi de extrema importância para nosso amadurecimento como oficineiros.

Nossa apresentação está disponível em prezi! Para ver clique aqui!

Abraços e alegrias, nos vemos em breve! o/~
Oficina SBPC - 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário